Aguarde, carregando...

Como criar e gerenciar um orçamento - Parte 1

Como criar e gerenciar um orçamento - Parte 1
Francisco Souza
Por: Francisco Souza
Dia 03/04/2019 20h01

O orçamento tem uma má reputação entre muitas famílias que vêem isso como uma maneira de tirar toda a diversão que é gastar dinheiro. Não há mais compras, não vamos mais comer fora em restaurantes, não vamos mais ter passeios nos finais de semana, etc.

Esse não é o propósito de um  Orçamento Famíliar.

Um orçamento simplesmente mostra quanto dinheiro você recebe e como esses fundos são gastos. É uma das ferramentas mais importantes na construção de um futuro financeiro bem-sucedido, porque ajuda você a aproveitar ao máximo seu dinheiro.

Independentemente da posição econômica ou da geração em que você se encaixe, todos os consumidores podem se beneficiar da criação e do gerenciamento de um orçamento. Um orçamento dá às pessoas um senso de controle sobre seu dinheiro. Pense em um orçamento como uma fundação financeira. A base de cada pessoa será diferente, assim como cada situação financeira é diferente.

Faremos uma serie de 5 post onde guiaremos você na criação do seu Gerenciamento Financeiro.

Iremos começar pela escolha do sistema do gestor financeiro, pois, com ele você terá uma ampla visão das suas receitas e despesas.

Então #BoraControlar

Escolhendo um sistema de orçamentação

Como criar e gerenciar um orçamento - Parte 1

Existem quatro maneiras básicas de criar, rastrear e monitorar um orçamento. Cada sistema usa diferentes técnicas, mas todas se concentram na organização e atenção aos detalhes.

  • A Caderneta e a Caneta: Este é o método mais antigo de orçamento e é a opção menos dispendiosa. Com esse método, você simplesmente anota todas as suas fontes de receita e todas as suas despesas. Se eles se equilibrarem, você está pronto para seguir.

  • A Planilha: O software de planilha mais popular para Controle Financeiro é o Microsoft Excel. Muitos sites oferecem amostras gratuitas de planilhas de orçamento do Excel que os consumidores podem usar, em vez de tentar criar as suas próprias. Uma planilha permite organizar facilmente muitas informações e faz as contas por você.

  • Software on-line: Existem vários programas de software de Controle Financeiro na Web que podem ajudar no orçamento. Nosso sistema CaféAPP permite que você crie e agrupe suas despesas em categorias e acompanhe seus gastos de forma GRATUITA, para que você possa ver exatamente onde seu dinheiro está indo assim que a movimentação ocorrer. Possuímos planos com recursos Premium onde você terá ainda mais controle, este é um plano pago, mas você poderá optar por usa-lo ou continuar no plano gratuito.

  • Software Financeiro: Existem também programas de software financeiro para computadores, mas você precisa ter conhecimentos de informática para instala-los. Alguns possuem versões gratuitas por um período.

Você também pode verificar com seu banco para dicas e truques. Sua instituição financeira pode até ter planilhas orçamentárias à mão para você começar. Se preferir, no site do Banco BOVESPA você encontra uma planilha de orçamento para iniciar.

Bom pessoal, é isto.

Espero vocês no nosso próximo post.

#BoraControlar

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e obtenha ainda mais dicas de controle para suas contas.